
Referências históricas de Lousada inspiram sonho de Simão Ribeiro
A candidatura de Simão Ribeiro à presidência da Câmara Municipal de Lousada, pela coligação Acreditar Lousada (PSD/CDS-PP), foi ontem apresentada publicamente, numa cerimónia onde foi também anunciado o nome de Sónia Ferreira como Mandatária.
Na sua primeira intervenção pública enquanto candidato, Simão Ribeiro apresentou-se com o propósito de construir “uma nova estratégia e uma nova agenda de modernidade para Lousada”, garantindo que, até às eleições, não perderá “um único segundo em discussões estéreis e sem valor para os Lousadenses”.
“É de futuro que falarei”, disse o candidato social-democrata, para quem “esse futuro se constrói com arrojo, convicção, disponibilidade e foco”. Foi nesse contexto que explicou o convite a Sónia Ferreira para Mandatária da candidatura, descrevendo-a como “uma escolha de vanguarda”.
Simão Ribeiro fez, no entanto, questão de recordar dois Lousadenses que, disse, cresceu a admirar e sempre constituíram “verdadeiras referências” para si: Jaime Moura e Mário Fonseca.
“Ambos corporizaram, à sua época, o sonho e a ambição de projetar Lousada para a modernidade”, disse Simão Ribeiro, acrescentando que “destes homens que, de forma estruturada e integrada, sonharam muito do que Lousada é hoje”.
Já hoje, depois de rever a sua intervenção, Simão Ribeiro fez questão de voltar a enaltecer a figura dos dois ilustres Lousadenses, destacando Mário Fonseca que, “apesar de ter sido um socialista e de estar num campo ideológico distante”, continua a ser uma “fonte de inspiração e uma referência pessoal, pelo seu humanismo, sensibilidade social e capacidade de ajudar o próximo e de colocar Lousada no mapa”.
“Hoje, 32 anos depois, os socialistas continuam a viver à sombra do sonho de Mário Fonseca para Lousada, mas, infelizmente, o atual executivo municipal já não tem sonho nenhum, limitando-se a gerir o status quo e o situacionismo”, acrescentou.
“Caso o atual presidente da Câmara seja reeleito, vai continuar a governar Lousada sem sonho nenhum, limitando-se a viver à sombra de 32 anos de poder um desgastado e sem imaginação, eventualmente sem sequer ter a força e engenho para levar o próximo mandato até ao fim”, disse Simão Ribeiro.
Para o candidato da coligação Acreditar Lousada, “chegou o momento de voltarmos a sonhar, inspirados pelos exemplos de homens como Jaime Moura e Mário Fonseca, começando por aproveitar a proximidade de Lousada a suas academias de excelência, como são a Universidade do Porto e a Universidade do Minho”.
“Propomo-nos trabalhar em proximidade com estas universidades no sentido de posicionarmos o nosso concelho em termos socioeconómicos, preparando uma agenda de desenvolvimento para a próxima década, que transforme Lousada numa referência nacional”, acrescentou.
Na opinião de Simão Ribeiro, “urge apostar numa estratégia que integre dimensões fundamentais como o marketing territorial, a educação, a política fiscal e a relação do município com os seus munícipes e entre a Câmara Municipal e os presidentes das Juntas de Freguesia”.
“Comigo a presidente, os presidentes de Junta não serão a minha voz junto dos munícipes, serão antes a voz dos munícipes junto do Presidente da Câmara”, sublinhou.
Antes da intervenção de Simão Ribeiro, a Mandatária enalteceu, precisamente, a “visão estratégica de futuro desta candidatura”, que fez com que aceitasse o convite que lhe foi dirigido.
Sónia Ferreira é advogada, presidente da Delegação de Lousada da Ordem dos Advogados e uma figura prestigiada no concelho, quer pelo seu percurso de ligação ao movimento associativo local, quer enquanto antiga atleta de natação, hóquei em patins e hóquei em campo.
A Mandatária sublinhou, ainda, o percurso profissional e político de Simão Ribeiro, que classificou como uma “mais-valia para Lousada”.
Simão Ribeiro é empresário, sócio e diretor de uma média empresa de Lousada cuja faturação é, maioritariamente, proveniente da exportação (mais de 90 por cento). Com uma longa experiência política, designadamente enquanto deputado do PSD à Assembleia da República e presidente nacional da Juventude Social Democrata (JSD), é vereador da Câmara Municipal de Lousada.
Na cerimónia de ontem foram, ainda, apresentados os candidatos à presidência das Juntas de Freguesia.
Devido ao atual contexto de pandemia, a sessão foi rodeada de diversas medidas excecionais de segurança, seguindo as normas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde para este tipo de eventos ao ar livre, designadamente a medição da temperatura de todos os presentes à entrada e o respeito pelo distanciamento.